Gerenciamento de Risco nas Exportações

 

Objetivo:
Fornecer subsídios para que os profissionais possam avaliar de forma ampla e consistente os riscos envolvidos nas vendas internacionais. Apresentar alternativas para conduzirem suas operações de forma segura e competitiva. 

Público Alvo:
 Traders, Gerentes de Exportação, Financeiros e de Controladoria, executivos envolvidos em finanças internacionais, gestão de crédito e cobrança e todos aqueles interessados em aprofundar conhecimentos nessa área. Estudantes universitários de Relações Internacionais, Comércio Exterior, Economia, Direito e áreas afins que almejem a carreira comercial internacional.

Programa: 
1. Localização geográfica do risco
2. Diferentes tipos de riscos de alcance internacional
3. Ferramentas de gerenciamento de risco
4. Quem não paga : análise de inadimplência em mais de 50 países
5. O que fazer ? Negociação para recuperação de créditos

Técnicas de Negociação Internacional

 

Objetivo:
Apresentar os fundamentos das negociações internacionais comerciais assim como das habilidades e competências para conduzi-las. Detectar as principais barreiras existentes nas negociações globais de forma a encontrar soluções eficazes. Perceber as diferenças inerentes ao novo cenário global e sua importância na criação de um ambiente de negócios focado em resultados. Reconhecer os riscos e as oportunidades presentes no cenário global. Desenvolver competências para lidar com diferenças culturais sem permitir que afetem a negociação

Público Alvo:
 Profissionais da área de Comércio Exterior e Relações Internacionais, principalmente aqueles que já atuam ou desejam atuar na área comercial como traders, gerentes de exportação, inside sales, customer service.

Programa: 
1. Perfil do negociador brasileiro
2. Estilos de negociadores
3. Diferenças interculturais e seus efeitos na negociação
Geoestratégia comercial global
4. Acordos e blocos econômicos e seus efeitos sobre a competitividade

Estratégias de Marketing Internacional

 

Objetivo:
Apresentar subsídos para que os profissionais possam conduzir processos de pesquisa e prospecção de mercados internacionais e traçar planos de ação para o processo de internacionalização das empresas ou expansão das atividades em mercados externos. 

Público Alvo:
 O curso é destinado a profissionais que desejam melhorar sua performance como negociadores internacionais ou para aqueles que pretendem ingressar nessa área.

Programa: 
1. Pesquisa de mercado
2. Captação de negócios
3. Canais de comercialização e distribuição na exportação
4. Força de vendas : como identificar representantes
5. Como identificar e localizar clientes no exterior
6. Tributação Internacional : impostos ao redor do mundo.

Treinamentos

 

O dinamismo do mundo dos negócios internacionais demanda profissionais cada vez mais capacitados e bem preparados.                                       

Cursos abertos e in-company  focados no pensamento estratégico, gestão do negócio e na tomada de decisão. 

Executivo Internacional

 

Objetivo:
Apresentar aos profissionais os temas fundamentais para a condução processo de internacionalização de forma bem sucedida

Público Alvo:
 Profissionais que atuam na área internacional ou que pretendem inciar o processo de internacionalização. Estudantes que queiram complementar os conteúdos das disciplinas universitárias

Programa: 

- Negociação Internacional
- Estratégia de Marketing Internacional
- gestão de Risco Internacional 

 Logística como Ferramenta de Geração de Valor e Aumento da Competitividade na Exportação

 

Objetivo:
Apresentar a logística como ferramenta de criação de valor nas operações comerciais internacionais, destacando a relevância de todos os players envolvidos e as oportunidades que são criadas a partir do maior uso dos serviços nas exportações e importações 

Público Alvo:
 Empresas exportadoras, armadores, NVOCC, agentes de carga, despachantes aduaneiros

Programa: 
1. Perfil dos exportadores e importadores brasileiros
2. O padrão de negócios internacionais das empresas brasileiras
3. Estrutura logística e infra-estrutura à disposição dos exportadores brasileiros
4. O exportador brasileiro usa a logística a seu favor?
5. Custo de servir ou valor em servir
6. Incoterms a favor do ganho de competitividade
7. Geração de valor com serviços agregados aos produtos
8. Riscos associados aos processos logísticos: como identificá-los, gerenciá-los e usá-los como criadores de oportunidades 

A Empresa e o Ambiente Internacional de Negócios

 

Objetivo:
Apresentar os aspectos principais do processo de internacionalização, como as empresas devem se preparar para atuar no mercado internacional e as principais estratégias de internacionalização. 

Público Alvo:
 Profissionais da área de comércio exterior, gestores de empresas que desejam iniciar o processo de internacionalização, estudantes que queiram complementar os conteúdos das disciplinas acadêmicas

Programa: 
- Processo Internacionalização
- Ambiente Corporativo
- Estrutura Organizacional
- Estratégia Global

Logistica Internacional

 

Objetivo:
Apresentar aos profissionais da área maneiras de utilizar os serviços logisticos para potencializar e agregar valor as negociações comerciais. Os profissionais de logistica terão oportunidade de compreender melhor as necessidades dos clientes (importadores/exportadores) para que possam adequar a sua oferta de serviços de maneira mais competitiva as demandas do mercado.

Público Alvo:
 Profissionais da área de comércio exterior, logistica e estudantes que queiram complementar o conteúdo das disciplinas acadêmicas. 

Programa: 

  • A logística como ferramenta de competitividade

  • Geração de valor com serviços agregados ao produto

  • Limitações estruturais do país

  • Uso de recursos para potencializar os resultados

Formação de Traders

 

Objetivo:
Desenvolver habilidades e competências para conduzir negociações comerciais internacionais. Detectar as principais barreiras existentes nas negociações globais de forma a encontrar soluções eficazez. Potencializar as habilidades de comunicação. Perceber as diferenças inerentes ao novo cenário global e o quanto são importantes na criação de um ambiente de negócios focado em resultados. Identificar diferentes estilos de negociadores e a melhor maneira de lidar com eles. Desenvolver competências para lidar com diferenças culturais sem permitir que afetem a negociação Reconhecer os riscos e as oportunidades presentes no cenário global.

Público Alvo:
 O curso é destinado a profissionais que desejam melhorar sua performance como negociadores internacionais ou para aqueles que pretendem ingressar nessa área.

Programa: 
Módulo I - Gerenciamento de Riscos nas Exportações
Módulo II - Técnicas de Negociação Internacional 
Módulo III - Inteligência Comercial Internacional 
Módulo IV - Costumes e Fronteiras

Comércio Internacional : Uma Carreira de Sucesso

 

Objetivo:
Capacitação intensiva para auxiliar profissionais e estudantes das áreas de Comércio Exterior e Relações Internacionais a explorarem seus potenciais e conseguirem as melhores oportunidades no mercado de trabalho. O encontro será ministrado por profissionais altamente especializados da área de Comércio Exterior. Durante o evento os participantes terão acesso a informações relevantes sobre o mercado de trabalho e como preparar-se para ocupar uma posição de destaque nesta carreira em ascensão. 

Público Alvo:
 Profissionais e estudantes das área de Comércio Exterior e Relações Internacionais

Programa

  •  Histórico da profissão e sua importância econômica

  •  Visão do mercado de trabalho

  • Analise da oferta x demanda profissionais

  •  A entrada no mercado de trabalho e áreas de atuação

  • O que é a profissão, o que faz o profissional e como chegar lá

  • O perfil do profissional 

  • Ascensão na carreira – estrutura de cargos e salários

Entendimento Intercultural

 

Programa: 

 

  • Comunicação e Linguagem

  • Diferenças Idiomáticas

  • Tradução e interpretação

  • Comunicação Não-Verbal

  • Estilos de Comunicação

  • Comunicação Direta e Indireta - Alto e Baixo Contexto

Negociando com Norte-Americanos

 

Programa: 

 

  • Valores fundamentais da cultura Norte-Americana

  • Estabelecendo credibilidade

  • Comunicação e persuasão

  • Motivação

Negociando com Japoneses

 

Programa: 

 

  • Comparação entre diferentes estilos de negociação

  • Típicos comportamentos de negociação japoneses

  • Uso do silêncio

  • Noção de tempo

  • Barreiras idiomáticas

  • Linguagem Não Verbal

Propostas para uma Carreira de Sucesso em Relações Internacionais
 

 

Objetivo:
Uma discussão em torno das reais possibilidades de inserção dos internacionalistas no mercado de trabalho. Serão analisadas três áreas de atuação sob três perspectivas : - ambiente de atuação - identificação das oportunidades de mercado - avaliação das competências necessárias

Público Alvo:
 Estudantes do Curso de Relações Internacionais e demais profissionais interessados em se especializar na área.

Programa: 
1) Internacionalização Comercial Privada
Trata das estratégias de internacionalização do setor privado através da comercialização de produtos e serviços, investimentos, transferência de tecnologia e joint ventures

2) Diplomacia Comercial
Discute a ponte entre o setor privado e outros atores envolvidos nos processos de internacionalização com ênfase na representatividade e defesa de interesses

3) Paradiplomacia
Dedicada à inserção internacional de governos municipais e estaduais baseada na cooperação descentralizada

Estratégias para Potencializar a Atuação Internacional de sua Empresa

 

​Objetivo:
Apresentar aos participantes propostas para a atuação competitiva no cenário internacional 

Público Alvo:
 Empresas exportadoras e importadoras, trading companies e demais envolvidos nos processos de internacionalização e negociações internacionais

Programa: 

  • Mundo pós-crise: os próximos dez anos

  • A complexidade do atual ambiente de negócios

  • Trocando o mundo dos negócios pelos negócios do mundo

  • Decisões em meio a cenários diversos e adversos 

  • Negócio sustentável: futuro como aliado; não como incerteza

  • Os Novos Mercadores : a chave do sucesso